terça-feira, 28 de setembro de 2010

REUNI: Diretrizes Gerais


Este documento descreve as diretrizes gerais do REUNI a fim de guiar as univeridades federais. Muitos dos princípios descritos neste documento mostram a necessidade de se apresentar novas práticas edcacionais mais modernas. Seguem alguns trechos:

Ao lado da ampliação do acesso, com o melhor aproveitamento da estrutura física e do aumento do qualificado contingente de recursos humanos existente nas universidades federais, está também a preocupação de garantir a qualidade da graduação da educação pública.
O trecho acima salienta que, apesar do aumento do contigente de alunos, a qualidade deve ser mantida.
É necessário, sobretudo, superar o problema do distanciamento entre as instituições de ensino, estimulando uma cultura de cooperação permanente e garantindo ao aluno o aproveitamento dos conteúdos estudados.
A cooperação entre instituições de ensino bem como o reaproveitamentod e conteúdo pode ser facilitado através de ferramentas da web.
O sistema de educação superior brasileiro ainda conserva modelos de formação acadêmica e profissional superados em muitos aspectos, tanto acadêmicos como institucionais, e precisa passar por profundas transformações. [...] Essa organização acadêmica incorpora currículos de graduação pouco flexíveis, com forte viés disciplinar, situação agravada pelo fosso existente entre a graduação e a pós-graduação
Existe a necessidade de tornar a graduação mais flexível, o que pode ser atingido através da incorporação de micro conteúdos aos materiais utilizados. Assim além de flexibilizar o conteúdo estudado, permite-se a rápida atualização dos materiais.
Abaixo são descritos alguns probelmas das graduações atuais:
  • Os dois princípios norteadores básicos dos currículos contemporâneos, flexibilidade e interdisciplinaridade, são praticados por um número muito reduzido de cursos de graduação e os que os aplicam optam por um dos princípios, ao invés de conciliá-los. 
  • As práticas pedagógicas, adotadas nos cursos de graduação, são tradicionais, com predominância de aulas expositivas e uso incipiente de recursos tecnológicos e outras formas inovadoras de ensino.
A oferta de formação e apoio pedagógico aos docentes da educação superior que permitam a utilização de práticas pedagógicas modernas e o uso intensivo e inventivo de tecnologias de apoio à aprendizagem;
Os docentes devem ser treinados nas tecnlogias de apoio à aprendizagem para que possam tirar melhor proveito destas.

A disponibilidade de mecanismos de inclusão social a fim de garantir igualdade de oportunidades de acesso e permanência na universidade pública a todos os cidadãos.

(E) Compromisso Social da Instituição
1.Políticas de inclusão;
2.Programas de assistência estudantil; e
3.Políticas de extensão universitária.
Acima é mostrada a preocupação com o compromisso social das universidades.

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