O uso de plataformas de ensino à distância na democratização da educação
- Mostrar uma visão pragmática do tema. Eficácia é o mais importante.
- Estender o alcance do ensino púplico
- Cursos profissionalizantes
- REUNI
Suportando maior quantidade de alunos
- Investgar formas de tornar o ensino mais barato ao suportar maior quantidade de alunos.
- Uso de plataformas de EAD
- Uso de monitores
- Como não perder a qualidade? Definir métricas e, para cada métrica, discutir até onde pode-se levar esse modelo sem comprometer a qulidade
- Discutir cenários aplicáveis.
- Qual é a responsabilidade do professor?
Ensino 2.0: uma visão pragmática em direção à eficácia
- Como aplicar as idéias e ferramentas do ensino 2.0 nesse contexto? O que vale a pena?
- O uso de blogs como forma de publicar trabalhos
- Aluno posta, professor comentar as correções e por aí vai
- Blogs não são capazes de fazer isso sozinhos. É importante manter o histórico.
- Alunos simples não sabem lidar com Web 2.0. Eles não possuem os espírito colaborativo sobre o qual o ensino 2.0 se baseia.
- Como essas ferramentas podem ajudar o professor a lidar com turmas grandes?
- O modelo aluno ativo - professor reativo funciona?
- Formas de incentivar a colaboração do aluno. O aluno não quer participar
- Uso dessas ferramentas na avaliação
- Formas de disseminar o ensino 2.0 entre alunos mais simples
- Supor que todos os alunos são familiarizados com o espírito web 2.0 e lidam bem com a informática apenas aumenta a exclusão das classes mais simples já que aqueles mais hábeis são elitizados no processo.
Usabilidade de plataformas de ensino democráticas
- Customização das plataformas de ensino.
- Como os vídeos podem tornar as interfaces mais translúcidas?
- Quais são os obstáculos da usabilidade para ferramentas de ensino à distância?
- Como tornar essas ferramentas mais confortáveis para uso por pesoas que não sabem usar o computador? ex: como ensinar um analfabeto a ler usando o computador? Teclado simplificado
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